domingo, 9 de junho de 2013

Reprodução Dos Hamsters

A idade fértil de um hamster começa entre 6 e 8 semanas. Existem poucas espécies que alcançam a fertilidade já na quarta semana. É recomendado não cruzar antes que façam 4 meses de vida para evitar a perda da fêmea que precisa ser muito forte para agüentar o parto.

Hamster Sírio

Uma gestação pode produzir de 4 a 12 filhotes. O macho pode acasalar de 10-14 semanas e a fêmea de 6 -10. A vida da fêmea pode diminuir se ela tiver gestações múltiplas e ela fica fértil por 12 meses.

Roborovski

Sua gestação trás de 3 a 5 filhotes. São férteis de 4-5 semanas. O período de gestação é de 18 a 21 dias. 
Hamster Chinês

Ficam férteis de 4-5 semanas, mas não devem produzir até completar 4 meses de idade. O período de gestação é de 23 a 30 dias.

Quando se perceber a gravidez, tem de se separar o macho da fêmea, pois a fêmea fica muito agitada chegando a atacar o macho. Em caso de não se ter uma separação, o lugar onde eles vivem tem de ter diversos esconderijos para o macho fugir da fêmea. Existe também a possibilidade de cruzarem logo após uma gravidez, o que pode trazer complicações para a vida da fêmea.

Não se deve mexer no ninho nem no local onde vivem no momento da gestação. A fêmea se agita facilmente ao ver qualquer movimento por perto. Ela pode abandonar os filhotes se acaso sentir qualquer cheiro diferente, portanto não pode pega-los antes que eles tenham 21 dias. É importante também não fazer barulhos altos, de modo que é inesperado o que a fêmea pode fazer como reação ao susto.

A fêmea pode comer os filhotes caso eles nasçam com alguma deficiência, ou ela esteja desnutrida. Ela têm os filhotes as vezes em diversos lugares de onde ela vive, mas depois ela recolhe de um por um para o ninho, portanto não precisa mexer nos bichinhos nem tirar do lugar para que ela não os abandone.

                                              Para quem quer crusar seus bichinhos.

Em geral o hamster entra no no período fértil de 4 em 4 dias. Se eles forem de gaiolas separadas, nunca junte os dois na gaiola da fêmea. Sempre na gaiola do macho ou em lugar nêutro. Ela ta pronta pra crusar quando ela ficar em posições, como se fosse estatua, e estivesse esperando o macho. Você coloca eles juntos um dia. Se eles brigarem separem e tente no outro dia. Se acontecer a briga denovo tente no outro, e no outro e assim sucessivamente, tentando achar o dia certo dos 4.
Em algumas ocasiões, também pode acontecer se o macho for virgem, de ele não saber o que fazer, e a fêmea perder a paciência com ele. Não se tem muito o que fazer. Nossa limitação na natureza do bicho é grande. Mas tem de se tentar com persistência.

Espero que dê tudo certo pra todos.


Bom, espero que tenha ajudado.                                                                           =Patrick

0 comentários:

Postar um comentário